Um Encoder Draw Wire é um dispositivo de medição linear que consiste em um enrolador de cabo por mola com um encoder rotativo montado no cubo do carretel. O cabo é conectado a uma carga que puxa o fio à medida que o carretel gira, fazendo com que o encoder gire e transmita a rotação como um fluxo de pulso de tensão (encoder incremental) ou palavra digital (encoder absoluto). Alternativamente, a saída também pode ser fornecida como uma saída de tensão linear analógica ou mesmo como saída de um resolver.
Quer visitar diretamente a página de produtos? Precisa de uma cotação? Clique aqui!
Terminologia dos Encoders Draw Wire
Os Encoders Draw Wire também são conhecidos como encoders draw string ou encoders pot string, após uma configuração anterior conhecida como potenciômetro de cordas. Os Encoders Draw Wire são compactos, fáceis de montar e altamente portáteis. Eles são resistentes, tornando os Encoders Draw Wire boas soluções para ambientes como fábricas, linhas de fabricação e veículos off-road. Aplicações comuns incluem guindastes telescópicos e equipamentos industriais, como empilhadeiras, equipamentos de perfuração de petróleo e gás e máquinas para de trabalho para madeira e pedra.
Outros nomes alternativos para Encoders Draw Wire, além de encoders draw string, incluem transmissores de comprimento de corda, transdutores de comprimento de corda, transdutores de comprimento de cabo e encoders de ioiô pela maneira como o tambor com fio puxa o fio de volta quando é removido da carga.
Princípios de operação dos Encoders Draw Wire
O princípio operacional básico de um Encoder Draw Wire é simples; um encoder rotativo é acoplado a um carretel de mola usando um dispositivo de acoplamento mecânico, interno ao alojamento do carretel. Um cabo é enrolado ao redor do rolo, geralmente do tipo trança de metal.
O cabo trançado é ancorado ao tambor do carretel e enrolado muitas vezes ao redor dele. A extremidade oposta do cabo passa através de uma porta de saída do alojamento do encoder de tração e é terminada com um dispositivo de ancoragem, como uma manilha ou laço, para prender ao mecanismo móvel que está sendo medido.
À medida que o cabo é puxado, o tambor é girado e o movimento linear é convertido em movimento rotativo, momento em que o Encoder Draw Wire codifica as informações em um sinal elétrico. Em termos simplistas, o conceito de um Encoder Draw Wire pode ser comparado a um carretel de pesca.
No entanto, ao contrário da analogia do carretel de pesca, o tambor é carregado por mola para eliminar a folga do cabo e, portanto, garantir uma medição precisa do comprimento. Dependendo da distância linear que está sendo medida e do diâmetro do tambor e do cabo do Encoder Draw Wire, é usado um encoder absoluto “multi-turn” para fornecer uma verdadeira medida absoluta em toda a faixa do movimento linear.
Os comprimentos de medição do Encoder Draw Wire podem variar de algumas polegadas a dezenas de pés.
Aprenda a medir a distância linear com Encoders Draw Wire aqui
Parâmetros-chave dos Encoders Draw Wire
Comprimento de medição: O curso potencial máximo do cabo que determinará o comprimento do carretel de cabo
Precisão: quão perto a saída do encoder corresponde à distância física real sendo medida
Linearidade: a consistência da distância entre cada incremento / bit para a saída linear do encoder
Resolução: o menor incremento que o sistema pode medir. Para Encoders Draw Wire, isso será determinado pelo menor incremento de medição linear desejado
Repetibilidade: com qual eficácia o sistema repete os resultados da mesma medição
Ambiente: poeira, umidade e temperatura determinarão o grau de proteção IP e os requisitos de temperatura
É importante observar que a precisão e repetibilidade do Encoder Draw Wire como um sistema não é a mesma que a precisão e repetibilidade do próprio encoder. Problemas mecânicos introduzidos por instalação e alinhamento inadequados podem comprometer a operação e performance de medição.
Desvantagens dos Encoders Draw Wire
Os Encoders Draw Wire são dispositivos em grande parte mecânicos, portanto sofrem com as mesmas fontes de erro e modos de falha que os componentes mecânicos típicos. O cubo do fio e o encoder possuem componentes de atrito que requerem lubrificação e manutenção regulares.
O fio se estende ao longo do tempo, causando um erro de medição.
Preste atenção ao ciclo de trabalho ao considerar um Encoder Draw Wire.
Eles fornecem uma boa solução para uma medida ou duas por dia, mas não seriam recomendados para o caso de uso que exige que eles se movam para frente e para trás repetidamente durante um turno. Como os conjuntos dependem da lubrificação, temperaturas muito baixas podem gerar erros.
Procurando por uma solução customizada? Fale seus requisitos e nosso engenheiros de aplicação ajudarão a encontrar a solução certa. Contate-nos!
Sobre a Dynapar
A Dynapar é uma das empresas operacionais da Specialty Product Technologies do Grupo Fortive, do qual também fazem parte a Veeder-Root, West Control Solutions, Hengstler, Anderson-Negele, Gems Sensors, entre outras. Possui fábricas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha.
Conta com assistência técnica local e 1 ano de garantia para todos os produtos. Oferece a mais completa linha de encoders do mercado: incremental, absoluto, senoidal, heavy-duty (robusto).
Seus encoders são dedicados a mercados como energia eólica, área petrolífera e veículos fora da estrada. Experiência, versatilidade e competência para atender sua necessidade de precisão e desempenho.