Os Encoders SSI oferecem uma interface totalmente digital, serial e ponto-a-ponto, fornecendo comunicação unidirecional em velocidades até 1.5MHz.
SSI significa Synchronous Serial Interface (Interface Serial Síncrona) e é comumente usado com encoders absolutos únicos ponto-a-ponto, um escravo por mestre.
Quer visitar diretamente a página de produtos? Precisa de uma cotação? Clique aqui!
Formato de comunicação do Encoder SSI
Os dados de encoders SSI dependem do dispositivo de controle e a resolução. Em uma interface SSI há um escravo por mestre, referenciado como uma conexão ponto-a-ponto. O clock permanece verdadeiro até o mestre precisar da informação do sensor.
Ele então envia um trem de pulsos de clock equivalente ao número de bits de informações do encoder. Exemplos de cada bit são usualmente tomados na borda de descida do pulso do clock. Isso garante que o atraso de propagação e processo sejam considerados.
Fabricantes de encoders são livres para inserir bits de alarmes se necessário, mas a solicitação precisa ser feita antes do envio do produto, e um bit de alarme simples pode ter diversos significados.
Opções de encoders SSI
Encoders Absolutos SSI podem ter diferentes opções de protocolo dependendo do formato do sinal de saída.
– Saída SSI Gray Code: Encoder com saída Gray Code produz somente um único bit de mudança a cada passo, que pode reduzir erros. Conheça mais sobre Gray Code aqui.
– Saída SSI binária: Diferente do Gray Code, encoder com saída binária fornece sinal como uma multi-bit-word com múltiplas mudanças de bits em cada passo.
– Saída SSI com Sin-Cos 1Vpp: Alguns encoders também fornecem uma saída 1Vpp (pico-a-pico) Sin-Cos (seno-cosseno) para controle em tempo real, desde que os dados do encoder absoluto possam vir bem lentos para muitos loops de controle.
– Saída SSI Extended: Saída SSI Extended (extendida) pode fornecer paridade ou um alarme que pode representar qualquer condição.
Encoders Absolutos SSI podem ser realimentados com saídas incrementais adicionais para velocidade de feedaback. Para comunicações seriais um par de fios é para o sinal clock diferencial e o outro par para o sinal de feedback do sensor.
Interligação e tráfego de dados do Encoder SSI
Encoders SSI utilizam dois pares de cabos par-trançado mais dois fios para alimentação. O tráfego de dados para encoders SSI depende tanto da resolução quando do comprimento do cabo. Frequencias de clock podem ser tão altas quanto 1.5MHz.
Entretanto, enquanto a frequencia de clock aumenta, o comprimento máximo do cabo diminui, uma limitação comum para todos os protocolos de rede.
Esse problema pode ser mitigado utilizando cabos blindados com pares trançados, mas isso aumenta os custos do cabo.
Conheça mais sobre interligação de encoder aqui
Comprimento do cabo vs Tráfego de Dados para Encoders SSI
Comprimento do cabo
Tráfego de Dados
Encoders SSI populares
AI25 SSI – ENCODER ABSOLUTO COM INTERFACE SSI
AD36 – ENCODER ABSOLUTO HOLLOW-SHAFT
AR62/63 ENCODER ABSOLUTO MAGNÉTICO
Procurando por uma solução customizada? Fale seus requisitos e nosso engenheiros de aplicação ajudarão a encontrar a solução certa. Contate-nos!
Sobre a Dynapar
A Dynapar é uma das empresas operacionais da Specialty Product Technologies do Grupo Fortive, do qual também fazem parte a Veeder-Root, West Control Solutions, Hengstler, Anderson-Negele, Gems Sensors, entre outras. Possui fábricas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha.
Conta com assistência técnica local e 1 ano de garantia para todos os produtos. Oferece a mais completa linha de encoders do mercado: incremental, absoluto, senoidal, heavy-duty (robusto).
Seus encoders são dedicados a mercados como energia eólica, área petrolífera e veículos fora da estrada. Experiência, versatilidade e competência para atender sua necessidade de precisão e desempenho.