O que é um encoder?
Encoder é um transdutor, ou seja, é um sensor que converte um movimento mecânico angular ou linear em uma série de pulsos analógicos ou digitais elétricos, muito presente em aplicações industriais. Um encoder gera pulsos que são usados, por exemplo, para determinar velocidade, taxa de aceleração, distância, rotação, posição ou direção.
Nesse resumo apresentaremos o melhor resumo sobre o que é um encoder, com nomes e definições comuns, tipos e tecnologia.
Para que serve um encoder?
Os encoders são fundamentais para a medição precisa de movimento e posição em diversas aplicações industriais. Eles são usados principalmente para:
- Controle de velocidade e posição: Monitora e controla o movimento de motores e eixos em sistemas automatizados.
- Monitoramento de distância: Em sistemas como transporte e robótica, um encoder pode rastrear a distância percorrida por um objeto ou máquina.
- Feedback de velocidade e direção: Determina a direção e a velocidade de rotação de eixos e motores em diversos sistemas de controle.
Encoders são indispensáveis em setores como automação industrial, energia, robótica e sistemas de controle de motores.
Exemplo prático de utilização de um encoder
Imagine um sistema de controle de velocidade em um motor elétrico de uma esteira transportadora em uma fábrica. O encoder instalado no motor gera pulsos a cada rotação do eixo, permitindo que o controlador ajuste a velocidade da esteira com base nos dados fornecidos pelo encoder.
Com essa informação precisa, o sistema pode manter a velocidade constante, mesmo se houver variações na carga da esteira, garantindo um desempenho mais eficiente e seguro.
Diferentes nomes para encoders
Rotopulser, gerador de pulsos, gerador de impulsos, tacômetro digital, são alguns dos diferentes nomes pelo qual um encoder pode ser chamado na indústria. Isso acontece porque a definição de encoder está muito relacionada a aplicação como veremos mais para frente, para é importante que haja uma definição:
- Tacômetro – Dispositivo analógico que produz uma tensão proporcional à velocidade
- Encoder – dispositivo digital que produz pulsos com base na posição rotacional
Tipos de encoder
- Incremental: Fornece pulsos eletrônicos idênticos em cada divisão da rotação do eixo. Usado para controle de velocidade ou velocidade de motores.
- Absoluto: Fornece uma informação eletrônica exclusiva em cada divisão da posição do eixo. Usado para sistemas de posicionamento.
- Resolver: Fornece onda senoidal e onda senoidal para fornecer feedback de velocidade e posição.
Tecnologias de detecção
Magnético (Magnético-resistivo)
– Resistente e simples
– Robusto para aplicações críticas
– Sem óptica (sem quebra de vidro)
– Limitado a 2048 PPR
Óptica
– Maior resolução (até 10.000 PPR)
– Melhor qualidade de sinal
– Designs com eixo sólido e vazado
Quer aprender mais? Tem outras dúvidas?
- Visite nossa página de produtos;
- Veja outras perguntas respondidas;
- Envie uma mensagem para nós.
Sobre a Dynapar
A Dynapar é uma das empresas operacionais da Specialty Product Technologies, Grupo Fortive, do qual também fazem parte a Veeder-Root, West Control Solutions, Hengstler, Anderson-Negele, Gems Sensors, entre outras. Possui fábricas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha.
Conta com assistência técnica local e 1 ano de garantia para todos os produtos. Oferece a mais completa linha de encoders do mercado: incremental, absoluto, senoidal, heavy-duty (robusto).
Seus encoders são dedicados a mercados como energia eólica, área petrolífera e veículos fora da estrada. Experiência, versatilidade e competência para atender sua necessidade de precisão e desempenho.