Encoder de eixo vazado (hollowshaft), entenda tudo sobre eles
Um encoder rotativo funciona ao ser montado em um motor através de um eixo. O encoder tem um invólucro fixo com uma roda no rotor (um componente separado ou integrado dentro do invólucro com rolamentos) que gira em torno do eixo. Essas rotações são a base para determinar a velocidade, o posicionamento e outras informações de movimento.
A principal diferença
A coisa mais importante que distingue os modelos de encoder é a configuração de montagem. O funcionamento interno do encoder pode ser o mesmo – absoluto ou incremental, óptico ou magnético. Mas a simples decisão sobre como montar o encoder pode fazer uma grande diferença no design físico da sua aplicação.
Uma montagem de encoder de eixo vazado é uma das opções de menor sobrecarga e menor tensão para um encoder. Essa opção oferece simplicidade porque um encoder de eixo vazado (hollowshaft) é compacto, ajustável e versátil.
Os encoders de eixo vazado (hollowshaft) mais populares
Veja todos os modelos de encoder de eixo vazado (hollowshaft) clicando aqui
De eixos sólidos básicos para encoder de eixo vazado (hollowshaft)
O design original do encoder usava um eixo sólido. Como o nome indica, um encoder de eixo sólido tem uma barra sólida que é conectada ao motor usando um acoplamento flexível e uma flange externa.
Existem algumas limitações com este tipo de encoder. Por exemplo, o fato de que o eixo requer uma largura e um comprimento exatos do eixo para encaixar no motor. Outro fato é ele requer duas peças externas (o par flexível e o flange), que aumentam o tamanho do eixo.
Outros fatores
Os encoders de eixo sólido também são suscetíveis a desalinhamentos, o que pode prejudicar o desempenho.
A partir do projeto do eixo sólido original, mais opções de montagem foram se tornando disponíveis, como montagens diretas e montagem em anel ou C-Face. Estes últimos têm benefícios – como a instalação mais fácil de montagens diretas ou as montagens de face C sem rolamentos que reduzem o desgaste.
No entanto, estes desenhos também têm inconvenientes. Particularmente na dificuldade de instalação destes desenhos ou no tamanho total do perfil do encoder.
Um encoder de eixo vazado (hollowshaft) é um dos projetos de eixo mais comuns devido à sua versatilidade. Em vez de ter uma barra sólida que deve coincidir com o motor, um encoder de eixo vazado (hollowshaft) se encaixa no eixo do motor e é preso no local. É mantido em posição através de uma flange/lâmina flexível. Isso significa que um encoder de eixo vazado não precisa ser perfeitamente dimensionado para se ajustar ao motor e não requer nenhum componente externo que aumente seu tamanho. Um encoder de eixo vazado também tem uma instalação mais flexível; o grampo e o cabo podem ser usados para ajustar a posição e absorver choques e vibrações que podem causar desalinhamento.
Encoder de eixo vazado (hollowshaft) em resumo
Um encoder de eixo vazado (hollowshaft) oferece simplicidade para a aplicação:
– Dimensionamento do eixo mais tolerância, especialmente em comprimento
– Instalação, posicionamento e alinhamento mais fáceis
– Resistência moderada contra choques e vibração
– Necessidades de instalação menores, sem acoplamento extra
– Boa base para velocidade e feedback de RPM
Fatores ambientais
Um encoder de eixo vazado (hollowshaft) fornece um estilo forte e tolerante ao ambiente, ideal para aplicações industriais. O encoder de eixo vazado é o estilo mais preferido para feedback de velocidade devido ao seu desempenho confiável.
Há muitas opções para montar um encoder, e seu ambiente de operação deve indicar qual estilo obter. Um encoder de eixo vazado (hollowshaft) é a melhor escolha para um ambiente em que a velocidade é um fator crucial.
Outros critérios são o tamanho e a simplicidade como essenciais para a aplicação. Ambiental também algo que se deve considerar (contaminantes como choques, umidade ou partículas).
Curiosidade sobre encoder de eixo vazado: entenda a diferença entre as expressões hollowshaft e hubshaft
Você sabe a diferença entre os termos hollowshaft e hubshaft? Um encoder hollowshaft possui o eixo totalmente vazado, ou seja, o eixo do motor pode atravessar totalmente a estrutura do encoder. Um encoder hubshaft possui o eixo semi-vazado, não ultrapassando o corpo do encoder. Um exemplo de encoder hubshaft é o AGBR.
Sobre a Dynapar
A Dynapar é uma das empresas operacionais da Specialty Product Technologies, Grupo Fortive, do qual também fazem parte a Veeder-Root, West Control Solutions, Hengstler, Anderson-Negele, Gems Sensors, entre outras. Possui fábricas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha.
Conta com assistência técnica local e 1 ano de garantia para todos os produtos. Oferece a mais completa linha de encoders do mercado: incremental, absoluto, senoidal, heavy-duty (robusto).
Seus encoders são dedicados a mercados como energia eólica, área petrolífera e veículos fora da estrada. Experiência, versatilidade e competência para atender sua necessidade de precisão e desempenho.