Os resolvers sem carcaça fornecem aos OEMs e fabricantes de máquinas uma flexibilidade de projeto importante. Os resolvers com carcaça são construídos com superfícies de montagem específicas e padrões de orifícios.
Os resolvers sem carcaça são fornecidos como conjuntos separados de rotor e estator, o que permite que sejam montados diretamente no equipamento.
Isso suporta formatos menores, pesos mais leves e designs inovadores.
Quer visitar diretamente a página de produtos? Então clique aqui!
Entretanto, os resolvers sem carcaça requerem uma certa experiência para montar e instalar. Aqui, revisamos os requisitos e discutimos as fontes de erro e as armadilhas comuns na aplicação da tecnologia.
Um resolver é um tipo de transformador que mede o ângulo com base na interação eletromagnética entre o enrolamento primário (rotor) e os enrolamentos secundários (estator). Como resultado, o desempenho depende do alinhamento adequado do rotor e do estator em relação um ao outro. Os resolvers com carcaça são pré-alinhados na fábrica. Para obter resultados precisos de um resolver sem carcaça, o usuário precisa incorporar elementos de montagem no equipamento e instalar o rotor e o estator para atender às tolerâncias de alinhamento.
Como projetar um mecanismo de montagem do resolver
Em um resolver sem carcaça, o rotor é montado diretamente no eixo do motor ou carga e o estator é montado diretamente no alojamento. O processo começa com o projeto e a usinagem de superfícies de montagem e rolamentos no equipamento.
Para garantir que o resolver atenda às especificações, as superfícies de montagem devem atender às seguintes tolerâncias:
O desalinhamento axial ou a variação nas dimensões de montagem entre o rotor do resolver e as superfícies de montagem da carcaça do estator do resolver não devem exceder 0,015 polegadas.
As excentricidades entre as superfícies de montagem do rotor e do estator não devem exceder 0,003 polegadas.
Os ombros de montagem devem ser perpendiculares aos furos e eixos da estrutura a uma distância de 0,0005 polegadas.
O ajuste entre o diâmetro interno e o diâmetro interno da caixa do estator máximo e entre o eixo e o ID do rotor deve estar solto entre 0,0002 e 0,001 polegada. Isso garantirá que não haja ajuste linha a linha ou ajuste de interferência
A carcaça e o eixo do estator devem ser feitos de materiais com coeficientes de expansão térmica semelhantes aos do rotor e estator do resolver.
As diretrizes acima foram desenvolvidas para uma aplicação típica.
Dependendo do tamanho da unidade, da folga de ar, da precisão e de outros requisitos elétricos, as tolerâncias podem precisar ser afrouxadas ou apertadas para garantir o desempenho desejado.
Como instalar um resolver
Uma vez que os elementos de montagem estejam na máquina e no lugar, o rotor e o estator precisam ser instalados. Como o resolver é baseado na interação eletromagnética entre rotor e estator, o alinhamento elétrico adequado é essencial para o relatório preciso da posição. A instalação de um resolver é para uma posição de aplicação de comutação que normalmente é um processo de quatro etapas.
Prenda firmemente o rotor do resolver no eixo do motor, alinhando a marca elétrica zero, de modo que o condutor do estator do resolver saia na posição desejada aproximada quando as marcas coincidirem. Em seguida, conecte o estator do resolver à campainha final do motor com um ajuste confortável temporário.
Alinhe a posição zero do resolver com um polo do motor para comutação. Isso pode ser realizado de várias maneiras diferentes.
Aplique uma corrente CC em duas fases do motor, que “travam” o eixo do motor na posição do polo. Conecte o resolver a um indicador de posição angular e gire o estator do resolver até que o ângulo indicado seja zero graus. Prenda firmemente o estator do resolver nesta posição.
Acione mecanicamente o motor com um segundo motor. Enquanto os dois estão girando, visualize a EMF traseira do motor que está sendo configurada em um osciloscópio. Simultaneamente, visualize os sinais do resolver no escopo. Gire o estator do resolver até que o cruzamento zero do EMF traseiro coincida com o sinal de posição zero do resolver. Prenda firmemente o estator nesta posição.
A imagem acima mostra um resolver montado em um motor com o rotor montado no eixo do motor e o estator firmemente preso na posição.
Sintomas de instalação e alinhamento incorretos do resolver
Se as tolerâncias acima forem excedidas como resultado do acúmulo de tolerâncias do sistema ou hardware defeituoso do sistema, as características elétricas do resolver serão alteradas. A magnitude dessas alterações depende do tamanho do resolver, da folga de ar e se é um resolver de velocidade única ou de velocidade múltipla. O desempenho da unidade geralmente será afetado da seguinte forma.
Sintomas do deslocamento axial:
“A tensão de saída diminuirá
O erro elétrico aumentará (e a precisão diminuirá) apenas ligeiramente
Tensão nula mudará de magnitude
O deslocamento de fase aumentará
Corrente de entrada e potência aumentam”
Sintomas do deslocamento radial
“O erro elétrico aumentará (e a precisão diminuirá) proporcionalmente
Tensão nula mudará de magnitude
A tensão de saída mostrará uma pequena alteração
O deslocamento de fase mostrará pequenas alterações
Corrente e potência de entrada mostrarão pequenas alterações”
Sintomas do rotor do resolver ou inclinação da carcaça
Se a inclinação do rotor ou da caixa for pequena (cerca de 0,0001 ou 0,0002 polegadas uma em relação à outra), ocorrerá muito pouca alteração em qualquer parâmetro. Inclinações maiores que isso devem ser evitadas em unidades com pequenas folgas de ar para impedir o contato entre o conjunto do rotor e o conjunto do estator. Além disso, o aumento da inclinação entre o rotor e o estator aumentará o erro de posição e velocidade.
Resolvers mais populares da Dynapar
Dynapar e Harowe oferecem opções de resolver sem carcaça e resolver com carcaça.
Resolvers sem carcaça com conjuntos de rotor e estator que podem ser alojados em servomotores, motores de acionamento direto, plataformas rotativas e muito mais para fornecer feedback de movimento. Os resolvers com carcaça fornecem feedback confiável em uma embalagem selada com vários modelos com grau de proteção IP.
Veja nossos modelos de resolvers mais populares:
– Resolver de Motor Tamanho 10: Resolver sem escova tamanho 10, tamanho super compacto, tamanhos de furo de 4 mm, 6 mm ou 1/4 “”e precisão de velocidade única de 15 arcmin max
– Resolver Heavy Duty RF25: Resolver com carcaça em flange com 2,5″” de diâmetro, padrão de vedação de eixo, grau de proteção IP65, opções de 1 ou 2 velocidades, tamanho de eixo de 3/8″”.
– Resolver servo HaroMax tamanho 21: O resolver sem escova tamanho 21 oferece alta precisão em 16 arcmin, caixa de alumínio anodizado de baixa massa, diâmetro máximo de 0,8 “”
Procurando por uma solução customizada? Fale seus requisitos e nosso engenheiros de aplicação ajudarão a encontrar a solução certa. Contate-nos!
Sobre a Dynapar
A Dynapar é uma das empresas operacionais da Specialty Product Technologies do Grupo Fortive, do qual também fazem parte a Veeder-Root, West Control Solutions, Hengstler, Anderson-Negele, Gems Sensors, entre outras. Possui fábricas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha.
Conta com assistência técnica local e 1 ano de garantia para todos os produtos. Oferece a mais completa linha de encoders do mercado: incremental, absoluto, senoidal, heavy-duty (robusto).
Seus encoders são dedicados a mercados como energia eólica, área petrolífera e veículos fora da estrada. Experiência, versatilidade e competência para atender sua necessidade de precisão e desempenho.