Cada vez mais procuram-se equipamentos que ofereçam mais precisão e durabilidade a um custo acessível. Entenda porque a indústria de máquinas e equipamentos agrícolas está substituindo sensores agrícolas tradicionais por encoders.
Tecnologias que um dia atenderam necessidades pontuais se tornam obsoletas e dão espaço a novos componentes, mais robustos e específicos a cada tipo de aplicação.
A substituição vem ocorrendo com cada vez mais intensidade quando falamos de agricultura de precisão, que é a troca de tecnologia de sensoriamento de posição e velocidade em máquinas agrícolas.
As necessidades no Campo
Em conjunto com as novas tecnologias de plantio em taxa variável, a detecção correta da velocidade de deslocamento dos implementos agrícolas torna-se fundamental no gerenciamento das operações.
A dosagem perfeita de insumos e sementes depende invariavelmente de uma mediação de velocidade precisa através de um sensor confiável e robusto.
Tecnologias atuais não estão atendendo as necessidades
No passado era mais comum encontrarmos sensores indutivos ou ópticos em aplicações agrícolas, esses eram acoplados a roda dentada ou engrenagem do maquinário.
Com o passar do tempo esse componente de baixo custo, deixou de atender a necessidade em funções da baixa resolução e falta de robustez, ou seja, vida útil reduzida e a dificuldade de instalação devido ao alinhamento do sensor.
A nova Tecnologia
O encoder ou sensor de rotação passou a ser o principal substituto nesse contexto. Uma vez que esse atende aos gaps que eram procurados, ou seja, o sensor de rotação oferece como diferencial competitivo:
- Alta resolução;
- Variedade de opções de instalação;
- Modelos robustos para trabalho em condições agressivas.
Com desenvolvimento customizado, cada tipo de aplicação poderá ter um sensor específico para atender de forma plena a necessidade.
Dynapar oferece sensores dedicados à Agricultura
Com grau de proteção IP67, o encoder Heavy-Duty HS35R vem se destacando nesse mercado, uma vez que sua produção local, ou seja, fabricado no Brasil e oferece prazo de entrega reduzido.
Outro exemplo de alta tecnologia com excelente custo benefício é o encoder AGBR. Ele utiliza a comprovada tecnologia Hall-IC para fornecer operação confiável onde contaminantes, produtos químicos corrosivos e alta vibração são comuns. Como todos os novos produtos Dynapar, o novo sensor é compatível com RoHS e CE para uso global.
A montagem do sensor é fácil, através da utilização de um eixo de cubo com anel de aperto e um tirante anti-rotação. O design compacto facilita a integração em maquinaria existente e está disponível a escolha de tamanhos de eixos.
Fale com um especialista para encontrar a melhor opção
Entrando em contato com a Dynapar através do formulário disponível neste link, você receberá de um de nossos especialistas a especificação ideal para sua aplicação. Não deixe de entrar em contato conosco e conhecer como nossas soluções que irão otimizar o desempenho de sua aplicação!
Fale com a Dynapar:
– Ligue +55 11 3616-0150
– Envie e-mail para atendimento@sptech.com
– Ou preencha este formulário no site.
Sobre a Dynapar
A Dynapar é uma das empresas operacionais da Specialty Product Technologies, Grupo Fortive, do qual também fazem parte a Veeder-Root, West Control Solutions, Hengstler, Anderson-Negele, Gems Sensors, entre outras. Possui fábricas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha.
Conta com assistência técnica local e 1 ano de garantia para todos os produtos. Oferece a mais completa linha de encoders do mercado: incremental, absoluto, senoidal, heavy-duty (robusto).
Seus encoders são dedicados a mercados como energia eólica, área petrolífera e veículos fora da estrada. Experiência, versatilidade e competência para atender sua necessidade de precisão e desempenho.